Laboratórios e Núcleos de Pesquisa
Os laboratórios de ensino e de pesquisa e núcleos de pesquisas e de extensão são constituídos de professores pesquisadores, alunos de graduação, participantes de programas de iniciação científica ou similares, congregados em torno de projetos de pesquisa/extensão e de atividades acadêmicas afins, objetivando a formação de recursos humanos especializados, a produção científica e a divulgação de seus resultados.
InterTrads – Núcleo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais e Vocais
O Núcleo de Pesquisas InterTrads, vinculado ao Departamento de Libras e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, foi criado em 2014 com a finalidade de integrar ensino, pesquisa e extensão nos Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais e Vocais. Seu objetivo é reunir pesquisadores e estudantes, nacionais e internacionais, promovendo a produção, a socialização de conhecimentos e a valorização profissional da área. Suas ações incluem orientação e formação acadêmica, desenvolvimento de pesquisas em linhas temáticas, execução de programas e projetos de extensão, organização de eventos científicos, difusão de produções acadêmicas e estabelecimento de parcerias institucionais, consolidando-se como espaço de referência e excelência nos Estudos da Tradução e Interpretação.
Coordenadores: Carlos Henrique Rodrigues e Silvana Aguiar dos Santos
E-mail: intertrads@contato.ufsc.br
Instagram: @intertrads
Intralab – Laboratório de Interpretação e Tradução
Destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas e tradutórias de alunos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Letras Libras.
Coordenador: João Paulo Ampessan.
Para suporte técnico e manutenção: ramon.rdm@ufsc.br
Para informações sobre o Intralab: joao.ampessan@ufsc.br
Para agendar uso do Intralab: https://reservas.cce.ufsc.br/mes/f/10/
NALS – Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais
Objetiva ser um espaço físico para a consolidação de grupo de pesquisa atuante na área dos estudos de aquisição de línguas de sinais, consolidando um corpus com dados de aquisição de Libras e aquisição bilíngue, incluindo Libras e outra língua, especialmente o português, e possibilitando o acesso a dados por diferentes pesquisadores para a produção de estudos nesta área.
Coordenadora: Aline Lemos Pizzio
E-mail: nals@contato.ufsc.br
Grupo de Pesquisas Avançadas em Estudos Surdos GRUPES/UFSC
O GRUPES tem como objetivo desenvolver um estudo que sirva a fundamentação histórica, conceitual e técnico-pedagógica para a produção de uma proposta Acadêmica Surda. Para compreender essa construção, é preciso passar pela compreensão dos coletivos surdos, pela formação de comunidades falantes de Libras e pela própria produção simbólica emergente das formas de ser surdo. Finalizando esse caminho introdutório, indica-se brevemente que as línguas de sinais do Brasil, com destaque para a Libras como dispositivo político, e as formas de manifestação das culturas surdas se somam, por fim, à ideia de protagonismo surdo como construção de novos jogos de pertencimento e autodeterminação.
Coordenadora: Marianne Stumpf
Instagram:@grupes.ufsc/
E-mail: grupes.ufsc@gmail.com
LibrasLEX – Grupo de Estudos de Lexicografia da Libras
O LibrasLEX – Grupo de Estudos de Lexicografia da Libras e outras línguas de sinais, teve sua origem a partir de uma iniciativa surgida durante o 1º Seminário de Formação Acadêmica em Libras e Língua de Sinais Internacional para Doutores e Doutorandos Surdos (SEFALS), realizado pelo Grupo de Pesquisas Avançadas em Estudos Surdos (GRUPES), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em março de 2022. Desde então, o LibrasLEX tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento e o reconhecimento do campo da lexicografia da Libras, visando torná-lo mais conhecido e valorizado tanto nas comunidades científicas e acadêmicas surdas quanto na sociedade em geral.
Instagram: @libraslex