ENTRAD 2019
Estamos divulgando chamada de trabalhos para o ENTRAD – Encontro Nacional de Tradutores. Nosso simpósio, conforme informações em anexo, discute o tema Políticas de Tradução e Políticas linguísticas.
No Brasil, a interface Políticas de Tradução e Políticas Linguísticas é um campo de pesquisa emergente para os Estudos da Tradução. A legislação brasileira assegura a presença do tradutor e do intérprete de diversas línguas, sejam elas estrangeiras ou brasileiras (como no caso as línguas de sinais e as línguas indígenas). Com a crescente globalização e os deslocamentos territoriais, culturais e linguísticos, em função da imigração, além do aumento significativo das políticas linguísticas em torno das línguas de sinais e das línguas indígenas, torna-se fundamental um espaço acadêmico que problematize políticas de tradução a serem adotadas diante do cenário proposto. Essa discussão é importante, na medida em que coloca a tradução e a interpretação de serviços públicos e/ou contextos comunitários em diálogo, reunindo diferentes pares linguísticos que compartilham tensões, conflitos e negociações políticas, linguísticas e culturais em seus respectivos contextos de atuação.
As chamadas seguirão o calendário abaixo:
Primeira Chamada: Trabalhos submetidos até 31/03/2019 serão avaliados e receberão cartas de aceite (ou justificativas para recusa) até o dia 10/04/2019.
Segunda Chamada: Trabalhos enviados de 01/04/2019 a 31/05/2019 serão avaliados e receberão cartas de aceite (ou justificativas para recusa) até o dia 10/06/2019.
Terceira Chamada: Trabalhos enviados de 01/06/2019 a 30/06/2019 serão avaliados e receberão cartas de aceite (ou justificativas para recusa) até o dia 10/07/2019.